Eminentes e admiráveis treinadores confrontam-se aqui.
Quinta-feira, 14 DE Janeiro 2010

 

 

Esta semana trouxe boas notícias ao Luís: finalmente terminou a sua queda na classificação que começou na 7ª Jornada quando perdeu a liderança para o Nuno. Desde essa altura foi descendo um lugar em quase todas as jornadas e acabou, de forma natural, na actual posição.

 

Um outro destaque é o novo líder da nossa Liga: o actual bicampeão, Filipe. É o quarto treinador a atingir o topo nesta época e fá-lo apenas com uma vitória semanal em toda a competição. O Nuno voltou a descer um lugar na classificação por sua inteira culpa: pode-se queixar da falta de sorte por não ter escolhido o Vandinho (mesmo que só o tenha feito 3 vezes), mas não se pode queixar do mesmo quando não escolhe um capitão (se essa escolha tivesse passado pelo Falcao, neste momento estaria empatado com o Filipe em 1º lugar).

 

Tudo isto continua bastante interessante enquanto nos aproximamos das transferências. Mas não entremos em loucuras: na próxima semana a Liga volta a parar. Em 2010, a Liga não parará por nenhum jogo das selecções (apesar de haver 1), não parará por nenhuma eliminatória da Taça de Portugal (apesar de existirem 3 eliminatórias, uma delas com 2 mãos), mas parará pela 3ª Jornada da 3ª Fase da Carlsberg Cup e pela final desta mesma competição - as meias-finais, incompreensivelmente, não são dignas de uma paragem da Liga. Ficaram confusos? Eu fiquei. Tudo isto me faz muita confusão.

publicado por José Oliveira às 08:59
Filipe,

Tens razão: o Campeão de Inverno da Liga Record ficou determinado após a 12ª Jornada. O critério deles passa por atribuir este título no final da 1ª Volta da Liga Sagres, apesar de, deste modo, a Liga Record ficar dividida em 12+15 Jornadas.

No primeiro ano de Liga Titânica seguimos este critério da Liga Record e atribuímos o título de Campeão de Inverno ao Grilo no final da 12ª Jornada. Na época passada não o fizemos: a Liga Record atribuiu o título no final da 13ª Jornada (15ª Jornada da Liga Sagres) e nós atribuímos após a 14ª Jornada que foi a última antes das transferências. Enquanto que a divisão em 2 Voltas da Liga Record continuou "desequilibrada" com 13+15 Jornadas, nós fizemos uma divisão de 14+14 Jornadas, o que me parece fazer muito mais sentido. Tal como se considera que o Campeão de Inverno da Liga Sagres é aquele que termina a 1ª Volta em 1º lugar, penso que o que faz mais sentido é considerarmos que o Campeão de Inverno da nossa Liga é aquele que termina a 1ª Volta da nossa Liga em 1º lugar. E não me parece lógico ter uma volta com 12 Jornadas e outra com 15 Jornadas quando podemos ter uma divisão de 14+13.

Esta época tem 27 Jornadas. Se optarmos por atribuir o título de Campeão de Inverno agora, fazemos uma divisão de 12+15. Se optarmos por fazer no final de Janeiro (antes das transferências), fazemos uma divisão de 14+13. Esta última é a que, para mim, faz mais sentido. Divide a época em 2 Voltas da melhor forma possível e faz coincidir a mudança de Volta com o período de transferências. Se a Liga Record cria uma competição com as suas próprias regras, datas e prazos, deveria ter mantido a coerência na definição disto também. A verdade é que não o fez, mas nós podemos fazer.

Somos titânicos, tudo podemos.
José Oliveira a 15 de Janeiro de 2010 às 09:26

pesquisar neste blog
 
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
19
21
22
23
25
26
27
28
31